Páginas

11 de abril de 2012

Centre Pompidou e Place des Vosges

Centre Pompidou
O centre Pompidou e a Place des Vosges eram um dos pontos que eu mais queria ver em Paris (além de outros milhões) e saindo do Pantheon foi para lá que fomos. Com o dedão do pé quase caindo eu fui me arrastando quase chorando de dor mas fui, afinal não estou em Paris todos os dias. Eu estava quase para alugar uma bicicleta e ir pedalando mesmo, pois em Paris quase todo mundo anda de bicicleta e não importa para onde, as mulheres sempre muuuuito elegantes de saltos altos, saia, vestido e os homens parisisenses também sempre muiiiiito arrumados, elegantes e super estilosos, mas desisti de alugar por que ficamos com medo de sermos atropelados, por que o trânsito ali é uma loucura!
O caminho até o Pompidou foi bem agradável, várias lojinhas e vitrinis diferentes, pessoas loucas andando nas ruas, uma senhora muito elegante com um casaco enorme de onça, batom vermelho andando de moto, o ciclista que quase me atropela e uma loja de macarons! Ahhh os macarons em Paris! Saí de lá com um pacotinho na mão toda feliz da vida.
 O Centre Pompidou é melhor do que imaginava. Eu e Ana ficamos horas discutindo de como Renzo Piano e Richard Rogers alcançaram o seu objetivo geral para com o edifício, a cidade e seu uso. É possível ver muitas pessoas fazendo o uso da praça do prédio fazendo apresentações, entretendo as pessoas que ali chegam podendo ser turistas ou não. O sol de primavera gostoso deu até calorzinho, faziam as pessoas ficarem ali horas e horas observando a escada rolante subir e descer. 
E claro que eu não ia perder a oportunidade de ficar umas horinhas descançando ali na praça e caí no sono e acordei com o pé menos tenso e quando fui entrar já tinha fechado!
Como aqui já entrou na primavera e começou o horário de verão o sol vai embora lá pelas 8:30 da noite sempre esquecemos e quando vimos, já era, está tarde!
Sim, como já dizia um outro professor o Pompidou respira em Paris. Respira arte, música, cinema. Respira cultura o tempo todo, e isso é maravilhoso e me fez sentir inspirada mais do que já estava. Saí de lá com vontade de fazer mil coisas.















Place des Vosges. 
É a praça mais antiga de Paris e acaba nem parecendo pois é bem conservada e muito utilizada durante o dia. Como eu já imaginava estava cheia de parisienses e turistas deitados na grama aproveitando o sol lanchando, jogando bola, fazendo uma pequena refeição ou mesmo bebendo um vinho ou uma cerveja. Eu adoro ver espaços públicos sendo de fato utilizados pelos moradores da cidade e em Paris é possível ver isso sempre em qualquer ponto da cidade. Todas as praças, jardins e parques são sempre cheios de pessoas fazendo suas refeições ou mesmo lendo um livro, escrevendo, ouvindo músicas. A cidade chama para isso, os espaços são bem conservados, os espaços geralmente são seguros e sim os parisienses gostam de fazer coisas simples ao ar livre. Achei isso o máximo!






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...