Páginas

10 de abril de 2012

Notre Dame e Pantheon.

Notre Dame.
A primeira parada de Paris foi a Catedral Notre Dame. Saímos do nosso hostel que era ao lado da estação Gare de Lyon e fomos de metrô até a estação Hotel de Ville que por sinal também é muito bonito.
Nossa primeira vista de Paris durante o dia depois de uma noite um tanto quanto diferente. Ficamos em um hostel chamado Blue Planet e fizemos as reservas com uma semana de antecedência e cada noite custou 18 euros. Chegando ao hostel lá paras as 23 horas, o francês super simpático (só que ao contrário) que nos atendeu 'não falava inglês' teoricamente. A nossa colega nova irlandesa Elina nos ajudou com a tradução do inglês para o francês e o queridíssimo nos informou que perdemos nossa reserva por que chegamos depois das 20:00 da noite! Depois de muito blablabla ficamos no hostel por esta noite e conseguimos resolver tudo no dia seguinte. Mas a parte mais interessante foi descobrir que o francês falava SIM o inglês e era simplesmente por pura implicância e preguiça.
Voltando a cidade o caminho da estação até a praça da catedral demorou pelo menos uns 30 minutos. Olha isso, olha aquilo, bate foto, para na ponte, compra um cartaz ali e por aí vai. Chegamos a Notre Dame. Linda, enorme, tudo aquilo que sempre imaginei. Tão grande que mal cabia na foto. 
O interior da catedral é mais incrívelmente encantadora e assustadora que o exterior. Todoas aquelas colucas enormes acentuam a verticalidade da catedral dando a impressão de serem ainda maiores do que o normal. As abóbadas nos dão certo ritmo e as rosáceas são hipnotizantes (lembrei muito do professor Valberto e seu amor pelas rosáceas da Notre Dame) com toda a razão, são lindas.




















 Saindo da Catedral decidimos almoçar em algum canto e partir para o próximo ponto: Pantheon
Almoçamos no Subway (Paris é caríssimo principalmente para comer e achamos uma opção ótima no subway, um steak vegetariano por 3,90 euros). Almoçamos no estilo parisiense de ser na rua. Os parisienses comem na rua normalmente e em qualquer cantinho, banco ou parque é possível ver várias pessoas comendo. Elas levam todo o lanche de casa e comem na rua sem nenhum problema ou vergonha.
A primavera em Paris começa a apontar, já é possível ver a grama verdinha, as árvores floridas e muitas tulipas pelos jardins da cidade.













Pantheon.
Em Paris é muito fácil de andar a pé, de ônibus e de metrô. Em nenhum dia pegamos táxi e fizemos quase tudo a pé. Com um mapa na mão e prestando atenção nas placas conseguimos em um dia ver milhões de lugares sem se perder, masssss o meu pé já estava doendo terrívelmente e achei que meu dedão ia cair quando tirasse a bota. Mas como não se está em Paris todos os dias vamos que o tempo é curto.
Vi a cúpula do Pantheon apontando de longe e meu coração já começou a bater mais fortinho. 
O Pantheon é enorme e muuuuito maior do que eu imaginava, as suas colunas coríntias em estilo neo-clássico são lindas e enormes (para variar).
E não eu não entrei por que esta viagem era uma viagem (muito) econômica e rápida então tive que 'selecionar' e priorizar alguns lugares. Então o Pantheon por dentro vai ficar para uma próxima.










Isso aconteceu só na metade de uma tarde e sim, deu tempo de muuuuita coisa acontecer. 
No próximo post: Centre Pompidou e Place des Vosges.

2 comentários:

  1. Pam.... vc viveu um sonho maravilhoso! Tenho certeza disso! TE AMO ;*

    ResponderExcluir
  2. Que lindooooo

    Minha amiga tah muito xique!!
    Você merece!!!!
    bjjuuuuu
    Dani

    ResponderExcluir

Comentem =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...